América do Sul

Atacama: Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e Laguna Chaxa

Em agosto de 2018, reservamos um dia para visitar as Lagunas Miscanti e Miñiques, que são popularmente conhecidas como Lagunas Altiplânicas, pois estão localizadas à uma altitude de aproximadamente 4200 metros acima do nível do mar, e no mesmo dia, visitar a Laguna Chaxa, local onde vivem os famosos flamingos do deserto. 

Como havíamos alugado um carro no Aeroporto de Calama, nos programamos para sair de nossa hospedagem em San Pedro de Atacama às 8h da manhã, e assim o fizemos. Pegamos a Ruta 23 em direção a Paso Sico. Partindo de San Pedro a distância aproximada até as Lagunas Altiplânicas é de 110 km, e se você continuar por mais 40 km, chegará ao Salar de Aguas Calientes, onde ficam as Pedras Rojas, pedras em tons avermelhados à beira de uma lagoa que formam um cenário único.

Saindo de San Pedro, seguimos por aproximadamente 30 minutos, e próximo ao povoado de Toconao está ponto onde cruza a linha do Trópico de Capricórnio, onde existe uma placa indicativa do lugar exato por onde a linha passa. Como a estrada é praticamente toda em linha reta e não tem muito movimento de carros, você pode aproveitar pra tirar a fotografia mais clichê do deserto, sentado em meio à rodovia.

Trópico de Capricórnio

Continuando o trajeto, paramos no povoado de Toconao para tomar um café. Não espere nada luxuoso, pois aqui você literalmente, no meio do nada! A partir deste ponto, a altitude começou a aumentar e a temperatura diminuir. O incrível é que você não tem a sensação de que está subindo, pois são retas intermináveis seguidas de curvas suaves. A aproximadamente 3500 metros de altitude a neve já era visível na beira da estrada e a temperatura beirava zero grau!

A medida que vamos subindo, o caminho vai ficando mais bonito e mais frio

Enfim, chegamos na entrada das Lagunas Altiplânicas, e pra nossa infelicidade, o parque estava fechado pois havia ocorrido uma nevasca na semana interior e o acúmulo de neve passava de 1 metro. Ou seja, não havia como acessar nenhuma nas lagunas.

Achávamos que o carro ia congelar kkk

Já que não foi possível conhecer as Lagunas Miñiques e Miscanti, seguindo pela Ruta 23 por mais 40km e chegamos ao Salar de Águas Calientes, onde a altitude se aproximava dos 5000m. A temperatura era de -6° e era de congelar o nariz! Mas a ao olhar em direção àquele lugar, você esquece quem é e o que está fazendo ali! O lugar transmite uma paz que jamais sentimos em outro lugar do planeta. Silêncio absoluto. Nada de vento, nada de carros passando e nem mesmo pássaros cantando.

Tudo congelado, inclusive nós

A laguna de Piedras Rojas estava completamente congelada, deixando a paisagem um tanto quanto pitoresca, como vocês podem ver. Deixamos o nosso carro ligado enquanto tirávamos as fotos com medo de ele congelar kkkk. Encontramos algumas alpacas por lá e tentamos tirar foto, mas elas eram um pouco tímidas.

Alpacas, erroneamente chamadas de Lhamas

Após contemplar aquele cenário avassalador, seguimos pela Ruta 23 voltando em direção à San Pedro, e um pouco antes de chegar em Toconao novamente, entramos à esquerda na rota B-355, que leva até o Parque Nacional de Los Flamencos, onde fica a Laguna Chaxa, o berço das aves cor-de-rosa.

Rua B-355, uma rodovia feita de sal

A Laguna Chaxa é uma lagoa imensa no coração do Salar de Atacama, que de tão rasa foram um espelho d’água, onde os flamingos buscam seu alimento no fundo da água. Em volta dela é possível observar vários vulcões, que refletem na sua superfície, tornando a paisagem única.

A Laguna Chaxa é a casa dos Flamingos

Se você já viu alguma foto de propaganda de flamingos cor-de-rosa tranquilos se alimentando e exibindo seu reflexo sobre a água, tenha certeza de que essas fotos foram tiradas aqui.

Chegando lá, você deixa o carro no estacionamento privativo do local. Não haviam muitos visitantes naquele dia, e o silêncio também era ensurdecedor! Pagamos o valor da entrada do parque, que custou $2500 pesos por pessoa.

Laguna Chaxa

O parque possui mesas disponíveis para fazer um piquenique, e foi exatamente o que fizemos. Havíamos comprado deliciosas empanadas na Calle Caracoles e levamos para almoçar, pois sabíamos que não haveriam restaurantes pelo caminho. Então, esteja preparado!

Apesar de não termos entrado nas Lagunas Altiplânicas, certamente a visita à Piedras Rojas e à Laguna Chaxa valeu toda a viagem!

Se você preferir ir de carro, uma boa opção para fazer sua reserva é o site RentCars.com, lá você consegue pesquisar várias locadoras e ainda fazer a reserva sem cobrança de IOF de 6,38% e além disso ainda consegue parcelar no cartão em até 6x sem juros!

Para você se localizar melhor e poder pesquisar os pontos mais interessantes, restaurantes legais e avaliações dos locais, é importante que você esteja conectado! Nós sempre usamos o EasySim4U e ele nunca nos deixou na mão, por isso eles são nossos parceiros! Utilize o cupom DUASMALAS e ganhe 10% de desconto no seu pedido!