Passagem Aérea

A compra da passagem aérea é uma das etapas mais importantes quando se está planejando uma viagem, a partir dela se definem todas as outras etapas do planejamento de uma viagem, e por isso muitas vezes o momento da compra é meio tenso.

Entre tantas opções de companhias aéreas, sites de compras de passagem, possíveis combinações de voos, aeroportos, horários e conexões, há sempre uma grande variação nos preços. Sempre em nossas viagens compramos as passagens por conta própria, e vamos te explicar passo-a-passo como encontrar passagens com um valor acessível.

1 – Planeje com antecedência

Quanto maior o intervalo entre a data que você começa a planejar sua viagem e data que você pretende viajar, maior é a possibilidade de você encontrar uma passagem com um bom preço.

2 – Utilize sites de comparação de preço

Prefira pesquisar os valores em um site comparador de preços, e não diretamente no site das companhias aéreas. Em nossa opinião, o melhor buscador SkyScanner. Desde que começamos nossa jornada de viagens, ele nos ajuda a encontrar as passagens mais baratas.

O SkyScanner é apenas um buscador, ou seja, você não vai comprar as passagens no site, apenas COMPARAR os preços. O melhor de tudo é que você pode pesquisar passagens nacionais, passagens do Brasil para qualquer lugar do mundo, e ainda passagens entre qualquer país do mundo, de mais de 1200 companhias aéreas.

O site é fácil de usar e 100% em português. Você coloca seu lugar de partida e de destino e as datas nas quais pretende viajar, e ele pesquisa automaticamente os sites das companhias aéreas, mostrando todas as possibilidades e ajudando a decisão.

3 – Não procure por datas específicas

Tenha em mente que se você procurar por uma única data específica, talvez você tenha dificuldade em encontrar um bom preço. O SkyScanner permite que você selecione apenas o mês de sua viagem, e ele irá lhe apresentar um calendário com os preços de cada dia do mês, assim você pode procurar o dia em que o preço está mais baixo, e que se encaixe em suas possibilidades.

4 – Seja flexível

Seja flexível com seu destino. Muitas vezes há promoções das companhias aéreas para determinado local ou país. Considere conhecer um destino diferente do que você inicialmente estava planejando. O SkyScanner possui uma ferramenta que você pode selecionar apenas o local de partida e o mês da viagem, e ele irá te mostrar os destinos nacionais e internacionais possíveis, ordenados por preço. Quer viajar e ainda não sabe pra onde? Faça isso!

Você também pode seguir páginas no facebook como a Passagens Imperdíveis e Melhores Destinos, eles diariamente postam promoções das companhias aéreas. Muitas vezes apenas sabemos que queremos viajar e não sabemos pra onde, e por isso elas podem ser uma boa ferramenta. Existem aplicativos das duas páginas que enviam notificações para seu smartphone quando existem promoções, e você pode aproveitar umas delas. Já compramos passagens para amigos saindo de Porto Alegre para a Itália por apenas R$700!

Seja flexível também com o local de partida. Muitas vezes uma passagem aérea saindo da cidade que você mora está muito mais cara do que de um aeroporto um pouco mais distante, porém ainda próximo. Nós, por exemplo, moramos em Tubarão/SC, e o aeroporto mais próximo fica a 20km, onde a Latam e a Azul operam, porém na maioria das vezes o aeroporto da capital, Florianópolis, a aproximadamente 120km, tem passagens mais em conta.

5 – Acumule Milhas

Muita gente usa cartão de crédito, paga anuidade e não se lembra que está acumulando milhas. A grande maioria dos cartões de crédito hoje acumulam pontos em algum programa de recompensa, seja pontos Livelo, Multiplus, Smiles… esses pontos muitas vezes podem ser trocados por milhas aéreas, e se você pretende fazer o voo internacional, muitas vezes você pode resgatar com milhas um dos trechos, principalmente os trechos domésticos e pagar mais barato pelo trecho internacional.

Escolher o melhor cartão pode fazer a diferença. Cada cartão tem sua regra de pontuação, alguns têm parceria com cias aéreas, outros podem entregar até o dobro de pontos com o mesmo valor gasto. Pesquisar e entender melhor cada opção pode garantir sua próxima viagem. Em breve faremos um post especial sobre milhas aéreas!

Pesquisa agora no SkyScanner!